Code:
Erro: Não foi possível inicializar o sistema de gráficos. Certifique-se que o seu adaptador de vídeo e o driver sejam compatíveis com o DirectDraw. Error: Could not initialize graphics system. Make sure your video adapter and driver are compatible with DirectDraw.


Sintomas


Quando você tenta iniciar o Microsoft Age of Empires II: The Age of Kings ou Microsoft Age of Empires II Expansion: O Conquerors, você pode receber a seguinte mensagem de erro:
Could not initialize graphics system. Certifique-se que o seu adaptador de vídeo e o driver sejam compatíveis com o DirectDraw.

Causa


Esse problema pode ocorrer se alguma das seguintes condições for verdadeira:
O atalho do Age of Empires está danificado ou está faltando informações.
Seu adaptador de vídeo ou monitor não é capaz de atingir uma resolução de tela necessária para executar seu jogo do Age of Empires.

Nota O Age of Empires II requer uma resolução de tela mínima de 800 x 600 Pixels em qualidade de cor máxima de 16 bits.
Seu adaptador de vídeo não atende os requisitos mínimos de sistema necessário para executar o seu jogo do Age of Empires.
O Microsoft NetMeeting está sendo executado no seu computador.
Um programa TSR (Terminate-and-Stay-Resident) que está sendo executado é incompatível com o jogo que está sendo executado.
Seu monitor não está configurado corretamente.
A taxa de atualização de seu computador não é compatível com o jogo.

Resolvendo


Para resolver esse problema, use os seguintes métodos na ordem em que aparecem.

Executar a Inicialização Limpa

Quando você inicia o Windows usando uma inicialização comum, vários programas são iniciados automaticamente e executados em segundo plano. Entre eles podem estar programas antivírus e utilitários do sistema. Tais programas podem interferir no jogo e fazer com que o jogo gere uma mensagem de erro ou desative DirectDraw ou Direct3D. Para obter mais informações sobre como fazer uma inicialização limpa, clique no número abaixo para visualizar o artigo na Base de Dados de Conhecimento da Microsoft:
[You must login to view link] Games: Como Executar uma Inicialização Limpa para Impedir que Programas de Segundo Plano Interfiram no Jogo

Verifique se o Atalho Contém Informações Precisas

Se você está executando o Age of Kings II ou Conquerors, siga os passos abaixo.

Para resolver este problema, verifique se o atalho do Age of Empires II contém informações precisas e completas para iniciar o Age of Empires II:
Na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse no atalho do Age of Empires II e então clique em Propriedades.

Nota Se os atalhos do Age of Empires II ou Conquerors não estiverem na área de trabalho, abra a pasta do menu Iniciar. Para fazer isso:
Code:
a) Clique com o botão direito do mouse em Iniciar, e então clique em Abrir ou Abrir a pasta All Users. b) Clique duas vezes na pasta Programas. c) Clique duas vezes na pasta Microsoft Games. d) Clique duas vezes na pasta Age Of Empires II ou Age of Empires II - The Conquerors Expansion.

Na caixa Iniciar em, digite a seguinte linha e clique em OK

Age of Kings:
unidade:\Arquivos de Programas\Microsoft Games\Age of Empires II

Age of Conquerors:
unidade:\Arquivos de Programas\Microsoft Games\Age of Empires II/age2_x1

Se você estiver executando o Windows 2000 ou XP, o caminho deve se parecer a este:
unidade:\Documents and Settings\nome de usuário\Desktop

em que unidade é a letra da unidade do disco em que o Age of Empires II ou Conquerors está instalado.

Se o problema continuar a ocorrer, crie um novo atalho.

Criar Novo Atalho

Code:
1) Clique com o botão direito do mouse no atalho do Age of Empires II ou Conquerors e então clique em Excluir. Se for solicitado a confirmar a exclusão, clique em Sim. 2) Clique em Iniciar, aponte para Localizar ou Pesquisar, e então clique em Arquivos ou Pastas ou Por Arquivos ou Pastas. 3) Na caixa Nome ou Pesquisar por arquivos ou Pastas nomeadas, se você está executando o Age of Kings, digite empires2.exe; e se você está executando o Age of Conquerors, digite age2_x1.exe. 4) Na caixa Examinar, clique em Meu computador. Nota Para o Windows 98, certifique-se que a caixa de seleção Incluir subpastas esteja selecionada e então clique em Localizar agora. 5) Na lista de arquivos encontrados, clique com o botão direito do mouse em Empires2.exe ou Age2_x1.exe e então clique em Criar atalho. 6) Quando você for solicitado a criar o atalho na área de trabalho, clique em Sim 7) Feche todas as janelas. 8) Clique com o botão direito do mouse no novo atalho criado e então clique em Renomear. 9) Digite Age of Empires II ou Age of Conquerors e então pressione ENTER.

Se o problema continuar a ocorrer, prossiga para o próximo passo.

Verifique se o Adaptador de Vídeo Atende os Requisitos Mínimos de Sistema


Verifique se o seu adaptador de vídeo atende os requisitos mínimos de sistema necessários para executar o seu jogo do Microsoft Age of Empires. Se o seu adaptador não atende os requisitos mínimos de memória de vídeo necessários para executar o Age of Empires, você tem que instalar memória adicional de vídeo no seu adaptador de vídeo, ou instalar um adaptador de vídeo com mais memória de vídeo.

Para obter informações adicionais sobre requisitos de sistema para o Age of Kings e Age of Conquerors, clique no número abaixo para visualizar o artigo na Base de Dados de Conhecimento da Microsoft:

[You must login to view link] Age of Empires II: The Age of Kings: Minimum System Requirements

[You must login to view link] AoE II Expansion: The Conquerors: Minimum System Requirements

Para usar a Ferramenta de Diagnóstico do DirectX Diagnostic para determinar a quantidade de memória de vídeo instalada no seu adaptador de vídeo:
Code:
1) Clique em Iniciar e em Executar. 2) Na caixa Abrir, digite a seguinte linha (incluindo as aspas) e clique em OK: dxdiag 3) Clique nas guias Exibir ou Exibir 1. 4) Observe a quantidade de memória de vídeo na linha Memória Total Aproximada em Dispositivo e clique em Fechar.

Note A Ferramenta de Diagnóstico do DirectX é instalada com versões mais recentes do DirectX.

Para obter informações adicionais sobre como instalar a última versão do DirectX, clique no número abaixo para visualizar o artigo na Base de Dados de Conhecimento da Microsoft:
[You must login to view link] Como Fazer o Download e Instalar o DirectX

Desativar o NetMeeting


Se estiver executando o NetMeeting em seu sistema, feche-o antes de iniciar o jogo. Para fazer isso:
Code:
1) Clique com o botão direito do mouse no ícone NetMeeting na barra de tarefas do Windows. 2) Clique em Parar o NetMeeting ou Fechar.

O NetMeeting evita que o DirectX altere dinamicamente a sua resolução de tela quando você inicia o jogo.

Se o problema persistir, prosiga para o próximo método.

Para obter informações adicionais, clique no número abaixo para visualizar o artigo na Base de Dados de Conhecimento da Microsoft:
[You must login to view link] Games: Como Executar uma Inicialização Limpa para Impedir que Programas de Segundo Plano Interfiram no Jogo
Se o problema continuar a ocorrer, prossiga para o próximo passo.

Verifique se o Melhor Driver de Monitor Está Instalado

Code:
1) Clique em Iniciar e, para o Windows 98, clique em Configurações. 2) Clique em Painel de controle. 3) Clique duas vezes em Vídeo 4) Siga os passos apropriados para a sua versão do Microsoft Windows:

Microsoft Windows 98:
Code:
a) Clique para selecionar a caixa de seleção Detectar Automaticamente Monitores Plug & Play . b) Anote o fabricante e modelo do seu monitor atual e clique em Alterar. c) Clique em Avançar. d) Clique em Exibir uma lista de todos os drivers de em um local específico, para que você possa selecionar o driver desejado e depois em Avançar. e) Clique em Mostrar todos os hardwares.

Windows XP:
Code:
a) Clique em Propriedades, clique na guia Driver e clique em Atualizar driver. b) Clique em Instalar a partir de uma lista ou local específico (Avançado), e então clique em Avançar. c) Clique em Não pesquisar. Irei escolher o driver para instalar. d) Desmarque a caixa à esquerda de Mostrar hardware compatível.
Code:
5) Na caixa Fabricantes, clique no fabricante do seu monitor. 6) Na caixa Modelo, clique no modelo do monitor ou selecione um driver de monitor padrão.

Para selecionar um driver de monitor padrão:
Code:
a) Na caixa Fabricantes, clique em (Tipos de monitor padrão). b) Na caixa Modelo, clique em Monitor Plug and Play.
Code:
7) Clique em Avançar e siga as solicitações na tela para completar a instalação do driver. Se for solicitado a verificar se deseja alterar o monitor, clique em Sim.

Atualizar o Driver do Adaptador de Vídeo e o Driver da Placa de Som


Para verificar se as atualizações de driver aplicáveis estão disponíveis, visite o seguinte site do Microsoft Windows Update na Web:

[You must login to view link]

Para obter informações adicionais sobre como identificar a versão de driver do seu adaptador de vídeo, clique no número abaixo para visualizar o artigo na Base de Dados de Conhecimento da Microsoft:
[You must login to view link] Games: Como Determinar a Versão do Driver de Vídeo Instalado

Entre em contato com o fabricante do hardware a fim de perguntar como obter e instalar a versão mais recente do driver de vídeo de seu adaptador de vídeo. Para obter informações sobre como entrar em contato %1, clique no número apropriado na lista abaixo para visualizar o artigo na Base de Dados de Conhecimento da Microsoft:
[You must login to view link] Lista de Informações para Contato de Fornecedores de Hardware e Software de Terceiros, de A a K

[You must login to view link] Lista de Informações para Contato de Fornecedores de Hardware e Software de Terceiros, de L a P

[You must login to view link] Lista de Informações para Contato de Fornecedores de Hardware e Software de Terceiros de Q-Z

Definir a Taxa de Atualização para o Padrão do Adaptador

1) Clique em Iniciar, aponte para Configurações e clique em Painel de controle.
2) Clique duas vezes em Exibir, clique na guia Configurações e clique em Avançadas.
3) Na guia Adaptador, em Taxa de atualização, clique em Padrão do adaptador.
4) Clique em OK e depois em OK novamente.

:)